Faço minhas as palavras da Daniela
Pessoal do Dicas. Pedimos a atenção de TODOS!!!
Esse final de semana foram dias muito tristes para nós artesãos profissionais.
Vimos, lemos e ficamos completamente horrorizadas. Não só nós, mas várias outras colegas de profissão. Foi postado um vídeo (em outros grupos) de uma cidadã dizendo que muitas atitudes reprováveis e anti-éticas são "legais".
Cremos que ocorre hoje um desvirtuamento grave de princípios, de valores, de ética, mas principalmente da tênue linha que separa o certo do errado, o que pode do que não pode, o que é lei e o que é contra a lei.
Sendo assim e considerando o número alarmente de pessoas que vimos concordando com toda esta situação, resolvemos fazer a diferença onde podemos alcançar ao menos um bom número de pessoas. Contamos com as 8200 que são membros hoje deste grupo e que desejamos do fundo do coração que não façam parte disso.
Vale a pena mencionar, antes de continuar este post, que há duas informações importantíssimas a esclarecer:
Artesão - PROFISSIONAL que através de processo manual confecciona peças utilitárias ou decorativas, utilizando-se de criatividade, técnicas e ferramentas na transformação de materias primas em arte.
Artesanato - Arte + ato - O processo em si de manualmente transformar determinado(s) material(ais) em peça artesanal.
Dito isto, enfatizamos que o fato de não haver uma "faculdade" de artesanato, não indica que qualquer um pode se auto entitular artesão. Para isto deve compreender muito bem os dois conceitos acima e entender que artesão além de produzir arte, aprende e aplica diversas outras atribuições inerentes a profissão para que possa obter sucesso no mercado: saber calcular custos, lucro, estipular preço de produto, divulgar sua arte, pós-venda, aspectos burocráticos como impostos e etc, além de seguir constantemente aprimorando sua técnica investindo em cursos, livros, apostilas e etc. Isto quer dizer que ninguém tem obrigatoriedade de ensinar o que aprendeu ou fornecer moldes de suas peças, seja de criações própria e muito menos de outros artesãos que comercializam. Disponibiliza seus moldes quem quer, faz PAPs quem tem disposição e disponibilidade de tempo, porém é inadmissível sermos acusadas de egoísmo (entre outros) porque não o fazemos, ainda mais com a exigência do "de graça". (Vamos a um exemplo prático: você gostaria de ser atendido ou seu filho por um médico que não é médico, ter aulas com um professor que não é professor, contratar para lhe defender um advogado que não é advogado, ou seja, pessoas que dizem ser o que não são, que não vão entregar o que prometeram, que vão fazer com que perca algo ou momento importante para você e/ou sua família e não receber o produto ou serviço que você pagou? ) Já para nós, é recebermos uma má fama por pessoas que vivem de enganar outras usando fotos que não são suas, pegando encomendas de peças que nunca fizeram, entregando mercadorias de péssima qualidade e as vezes até mesmo não entregando e ficando com o dinheiro.
Portanto, ser artesão é ser um profissional capacitado, que estudou, pesquisou, aprendeu, treinou, criou e então, após este processo passou a vender. E isso tudo não se obtem de graça e nem tem por regra ser de graça! Aliás, ensina de graça quem pode e quem quer, de qualquer forma não dá o direito de exigir que outros façam o mesmo ou de acusar disto ou aquilo. Respeito! Educação! Ética! Profissionalismo!
Artesanato, diferente do que se acreditava antes, não era e não é hoje (apesar do que se tem visto e ouvido comentários por aí pelos motivos mencionados acima) sinônimo de peça mal feita, sem acabamento ou sem qualidade. Muito pelo contrário, artesanato é peça de ARTE que DEVE ser extremamente bem feita, com ótimo acabamento e de excelente qualidade. Isso de "Ah... é assim porque é artesanal", de jeito nenhum!!! Então como simplesmente não se auto entitula artesão qualquer um que fez um curso ontem e acha que hoje pode sair ensinando ou vendendo, tão pouco pode dizer que faz artesanato qualquer um que não entregue a um cliente uma peça com no mínimo os três requisitos acima. Qualquer coisa contrária a isso, NÃO é artesanato.
Bom, agora vamos voltar ao que infelizmente motivou este post.
Abaixo está o link de um documento que explica DETALHADAMENTE o que é AUTORIA, PLÁGIO, COPIA e DOMÍNIO PÚBLICO.
Não pode, não é ético, é contra lei e o que está na internet tem dono sim!
Os créditos do trabalho estão no corpo do documento.
Também o link de 3 vídeos sobre o tema com um advogado, mestre e doutorando no assunto.
Esperamos sinceramente que se esclareça de uma vez por todas este tema e o que foi pontuado acima.
Sinceramente
Alda e Daniela
http://www.aprendebrasil.com.br/pesqui…/…/DireitoAutoral.pdf
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/…/vi…/showVideo.php…
APRENDEBRASIL.COM.BR

4 comentários:

susie disse...

Olá querida, meu nome é Suse gostaria que você me ajudasse num pequeno problema: Qual cola eu posso utilizar para colar couro com couro? Estou fazendo uma bolsa de cartonagem forrada com courino e gostaria de saber qual é a cola correta. Ja fiz algumas mas elas estão descolando. Se poder me ajudar te agradeço. Deus te abençoe. bjs

susie disse...

Desculpe, meu email é susilcardoso@hotmail.com

susie disse...

Desculpe, meu email é susilcardoso@hotmail.com

Artesana Cartonagem disse...

Olá Susie tudo bem? Para colar couro com couro vc dever usar a Cola de |Contato que é específica para isso. Eu uso a da Amazonas .
http://www.artesanacartonagem.com.br/cola-contato-amazonas-ac0007
Nesse link vc vai direto no produto para ver a foto e suas especificações..

Mas quando trabalho conm courino eu uso a COLA BRANCA EXTRA DA AMAZONAS mesmo e funciona.
http://www.artesanacartonagem.com.br/cola-branca-extra-amazonas-500-gramas-ac0009

Tem uma aula nossa no Atelie na Web do pessoal do Atelie na Tv que eu ensino a revestir carteiras com couro, renda e cetim, se interessar o lonk é esse.
http://atelienaweb.com.br/cursos/curso-como-fazer-carteiras-em-tecido

Bjuss e até

Postar um comentário